quarta-feira, 2 de março de 2011

Expectativas

Lançado o desafio, no âmbito da disciplina de psicologia do desenvolvimento, iremos desenvolver um blog relacionado com as temáticas adultez e envelhecimento.

Erikson define os conceitos acima referidos como "aceitação do nosso próprio e único ciclo de vida, como algo que teve que acontecer e que não permitiu necessariamente substituições...as crianças saudáveis não terão medo da vida, se os mais velhos tiverem suficiente integridade para não temerem a morte"(Erikson, 1963).

E porquê falar sobre este tema?  O aumento da longevidade humana traz a necessidade de promover uma melhor qualidade de vida e de expandir  conhecimentos  acerca destas fases de desenvolvimento. 

Pretendemos, então,  facilitar o acesso à informação relacionada com aspectos como as diferentes visões/teorias desenvolvimentais, os processos psicológicos inerentes e as diferentes fases e as suas implicações no ser humano. Interessar-nos-ia abordar assuntos como emoções, interesses pessoais, processos cognitivos, exigências profissionais, interacção social e conjugal.

Tentaremos abordar os temas de forma dinâmica, através de resumo/crítica de artigos científicos, exploração de vídeos, músicas, divulgação de instituições dedicadas ao convívio, interacção social e prestação de cuidados, manutenção dos laços familiares, rede de amigos e suporte na manutenção da actividade/activação física e mental.

Até breve!

1 comentário:

GP disse...

Olá a todos!

Expectativas: fiquei com boas expectativas em relação ao trabalho que irá surgir. Gostei da clareza com que apresentaram o tema, da sobriedade e da simplicidade do blog. Acho interessantes as questões que pretendem tratar. Alerto apenas para não adoptarem uma abordagem excessivamente teórica e técnica (demasiado presa aos autores), enriquecendo o blog com reflexões pessoais e críticas em relação aos temas. Sejam criativos e fiquem também atentos a possíveis artigos de jornal, reportagens, livros, músicas, entre outros, que possam ser interessantes para relacionar com o vosso trabalho.

Cordialmente,

GP