quarta-feira, 6 de abril de 2011

Desafio #2 - Geração à rasca

Pretendemos estabelecer uma relação entre o texto “geração à rasca” e a temática focada no nosso blog. A geração descrita nasceu na década de 90, imergindo com ela um novo estilo de vida em toda a Europa. A proliferação do emprego, os novos serviços, o fácil acesso ao crédito, estratégias de marketing, o maior acesso a internet/informação, o aumento de alfabetizados e a entrada maciça de jovens nos serviços de educação, tornou o jovem actual mais individualista, consumista, e com um poder absoluto nas novas tecnologias.

De que forma esta geração se relaciona com o adulto actual?
Existem pontos que são marcantes na passagem da adolescência para a vida adulta e alguns passam pela independência financeira, a entrada no mundo de trabalho e a separação da família.

Actualmente, o jovem adulto vive numa constante agitação na busca de emprego, sendo obrigado a viver até tarde em casa dos pais mantendo, no entanto, a mesma qualidade de vida. Tal como o autor refere, “ educaram os meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades”. Pelo contrário, em décadas precedentes, o jovem detinha outro tipo de necessidades, ou seja, imergiram novas prioridades. Assim o jovem do passado voltava-se para o trabalho e para a construção familiar, ao invés, o jovem actual busca insaciavelmente uma auto-realização pessoal. Embora os pais tenham tentado proporcionar-lhes uma vida melhor, na compensação da sua própria juventude pouco vivida, até que ponto prepararam o jovem adulto para situações de frustração?

Se observarmos a geração dos nossos pais podemos verificar uma diferente gestão de recursos financeiros, numa era de prosperidade e transformação social e política. Mas se usufruíram de uma maior disponibilidade de bens essenciais (e também supérfluos) foram capazes de construir uma família, ainda que esta fosse mais reduzida do que no passado, e vingar a infância pobre que viveram.  

O que é que a geração à rasca pode fazer? A procura de emprego mesmo em áreas diferentes das quais se formou ou actualizar o conhecimento para uma aplicação mais eficiente na sua área, poderá tornar o jovem mais apto para o mundo do trabalho. Acrescenta-se ainda a necessidade dos jovens adquirirem maior responsabilidade no consumo e um acréscimo na independência económica. 

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