Esta semana recomendamos um clássico, baseado no Best-Seller de Nicholas Sparks, O Diário da nossa Paixão, 2004, de Nick Cassavetes.
O filme conta-nos a história de dois jovens, Allie e Noah, que se apaixonam profundamente durante um verão repleto de emoção e liberdade. Mas rapidamente são separados pelos pais de Allie que insistem que Noah não pertence ao seu mundo.
Vários anos mais tarde, eles encontram-se novamente e o amor que sentem se inflama de novo, forçando Allie a escolher entre o amor e a sua classe social. Terá o amor força suficiente para vencer?
Décadas depois, um homem lê um caderno antigo para uma mulher que visita regularmente no asilo. Embora a memória dela esteja enfraquecida, pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele... E o milagre acontece.
O Diário da Nossa Paixão é uma história com uma força delicada e comovente, uma beleza surpreendente e arrebatadora. Fala-nos principalmente da força do amor, para além da barreira das memórias.
Este filme foi escolhido porque nos fala de perto sobre o que é envelhecer ao lado de uma pessoa que lentamente se vai esquecendo de tudo o que foi vivido. Abordando o tema de Alzeihmer parece-nos importante perceber o impacto, não só da doença, mas também o impacto na relação e emoções entre um casal idoso, que experienciou uma vida em conjunto. Que adaptações se vão fazendo (se é que existem), que atitudes face ao término da vida, que amplitude toma a doença na vida de um casal.
Aproveite para descontrair e tirar um momento só para si.
Divirta-se.
Aqui também disponibilizaremos sempre o link para a página do iMDb, onde poderá aceder a informações sobre o elenco, argumento, goofs e muito mais! : http://www.imdb.com/title/tt0332280/
1 comentário:
Olá,
A estratégia de sugerir filmes parece resolver-vos em boa parte o trabalho/blog mas atenção para não ficarem praticamente só por aí! Seria bom conhecer melhor a apreciação e o vosso próprio posicionamento em relação aos filmes que vão sugerindo, reflectindo sobre as temáticas. Gostei da pesquisa feita sobre a questão do declínio cognitivo no envelhecimento.
Continuem a trabalhar bem. Aguardo mais.
GP
Enviar um comentário