sexta-feira, 29 de abril de 2011

Time for popcorn #9


Esta semana temos o prazer de aconselhar o filme Beleza Americana, um filme dirigido por Sam Mendes, de 1999.
Beleza Americana é um drama que nos mostra a vida de um pai de uma família norte-americana que, no começo da sua velhice, lentamente vai mudando a sua forma de pensar e viver a vida: é atraído pela jovem amiga da sua filha, demite-se do seu emprego não sem antes conseguir uma indemnização generosa em troca de não revelar os segredos dos seus superiores. Com esse dinheiro Lester Burnham vai realizar todos os seus sonhos de adolescente.
Como pano de fundo e tónica moralista, temos a exploração de temas como a importância imposta pelas sociedades modernas na aparência e no êxito económico de tal forma que reduzem as relações interpessoais, deformando-as e gerando a necessidade de um escape à realidade.
Decidimos abordar este filme aqui porque retrata a crise de meia-idade que, actualmente, adquirimos como certo de acontecer à medida que envelhecemos. Hoje, não só há a adolescência como um período conturbado pelas mudanças que se operam em nós, como também lidamos com uma crise à medida que amadurecemos e vamos envelhecendo. Parece-nos ser uma experiência motivada mais pelas suas mudanças psicológicas: existem perdas físicas (força, envergadura e equilíbrio), cognitivas (audição, percepção, memória) e certos ganhos emocionais que de repente se tornam demasiado óbvios e, a nossa concepção enquanto “EU” colide com a imagem que, de facto, se reflecte no espelho. Encarar o tempo na certeza de não existir um regresso à juventude muitas vezes torna a vida num verdadeiro tédio e cansaço pela espera de um fim. A ideia de fim de vida parece-nos algo demasiado ameaçador, por isso procuramos conforto na juventude que ainda podemos alcançar. Porque sabemos que ainda somos capazes de certas coisas ou porque nos parece demasiado cedo e ainda não vivemos tudo. Parece então ser necessário revolucionar o pensamento, não ignorando a verdade do tempo que passa, que proporcione uma melhor qualidade de vida e sobretudo, uma forma de idealizar a vida mais saudável e serena.    
Esperemos que goste e desfrute este belíssimo filme. 

como sempre aqui fica o site do IMDb onde poderá consultar ainda os prémios atribuídos ao filme, além de todo o elenco e equipa técnica: http://www.imdb.com/title/tt0169547/

Sem comentários: