segunda-feira, 6 de junho de 2011

Envelhecer passo a passo

O envelhecimento não é apenas um processo biológico como também psicológico e social. Vários têm sido os estudos que abordam esta temática. No entanto, as perspectivas acerca do envelhecimento têm vindo a alterar-se ao longo dos tempos. Segundo a OMS a terceira idade tem inicio entre os 60 e os 65 anos e depende de três factores principais: biológicos, psíquicos e sociais. Estes factores podem preconizar a velhice, acelerando ou retardando o aparecimento e a instalação de doenças e de sintomas característicos da idade madura.

Em 1928 nascem as primeiras pesquisas debruçando-se nos seguintes tópicos: aprendizagem, memoria e tempo de reacção. Mas só a partir demeados do século XX emerge uma nova preocupação no domínio da psicologia do desenvolvimento. Erik Erikson, um dos pioneiros no estudo do desenvolvimento humano, descreve uma 8 de estágios psicossociais durante toda a vida. O envelhecimento integra-se no denominado período de vida adulta (considerado após os 41 anos). Segundo o autor, esta fase engloba quer uma integridade do ego, relacionado com a aceitação de viver, a dignidade e sabedoria prática, versus o desespero da consciência da morte e o medo a ela associado.


Morin (1999) entende o envelhecimento como um processo que se revela a nível social e na própria percepção individual da morte. O autor descreve a morte e a velhice como “coisas normais e naturais, porque uma e outra são universais e não sofrem qualquer excepção entre os mortais”.


É certo que o universo social se constrói a partir das nossas experiencias e informações que recebemos e transmitimos através das tradições, da educação e da comunicação social, no entanto qual o papel do sujeito enquanto construtor da própria idealização de vida?


Ocorrem assim uma série de transformações neurofisiológicas, como A perda da capacidade de manter o equilíbrio homeostático e de todas as funções fisiológicas, durante o processo de envelhecimento que não devem ser assim ignoradas. Estar exposto a situações de stress físico, psíquico e emocional pode eventualmente ter repercussões no sistema endócrino, nervoso e imunológico. No sistema nervoso ocorre perda de neurónios e outras substâncias e as fibras nervosas perdem a sua mielina, responsável pela velocidade do estímulo nervoso. Não podemos claro ignorar o estilo de vida (ex: fumar, pratica de exercício, alimentação actividades ocupacionais).

Mas o que realmente se torna necessário mudar na vida das pessoas?
Revela-se necessário intervir tanto no próprio sujeito como no ambiente familiar e social em que se insere. Deste modo, é importante reformular o processo adaptativo das estruturas sociais/políticas/económicas em prol de uma melhoria da qualidade de vida dos idosos. O artigo referido desenvolve alguns tópicos aqui subscritos: promoção da psicologia da saúde e bem-estar no curso da vida; intervenção ao nível da saúde mental (estabelecimento de programas que facilitem a prevenção, reabilitação e reincorporação na comunidade); intervenção em pessoas com deficiências; maior apoio a famílias não apenas em momentos de inquietude; necessidade de integração social e comunitária (desenvolvimento de estratégias de coping); promoção de actividades físicas benéficas para a saúde do idoso.

Achamos particularmente interessante referir este artigo, pois permite uma reflexão individual acerca da história da psicologia do desenvolvimento do envelhecimento.

Teixeira, P. (2009).envelhecendo passo a passo. Disponível em http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0283.pdf

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