sexta-feira, 6 de maio de 2011

Time for popcorn #10

Esta semana sugerimos um filme considerado fora de série em 1977, Annie Hall. Realizado por Woody Allen foi considerado “apenas um dos meus filmes favoritos” por Roger Ebert.

Annie Hall retrata a história de Alvy Singer, um comediante judeu neurótico, considerado um dos mais brilhantes comediantes de Manhattan, mas no que respeita ao amor é um desastre. Apresentado a Annie Hall, uma divertida cantora de clubes nocturnos, por um de seus amigos, fica completamente encantado por ela.
O filme narra o seu relacionamento de vários anos, intercalado com várias viagens imaginárias na sua história de vida. Depois de muitas discussões e reconciliações, os dois percebem que são muito diferentes e separam-se.
Forçada a traçar um novo rumo, Annie segue para a Califórnia com o seu novo namorado. Ao descobrir que poderá ter perdido Annie para sempre, Alvy está disposto a tudo para reconquistar a única coisa que sempre importou... o verdadeiro amor.
Ele falha e, resignadamente, os dois são capazes de satisfazer a sua relação em boas condições, mas apenas como amigos.  

Este é um filme, a nosso ver, que deixa transparecer muitas crenças e inseguranças da idade adulta. Inicialmente, vemos problemas como a pressa em formar uma relação amorosa estável, não havendo mais nada que importe. Desta situação podem advir problemas, como os conflitos amorosos, as reconciliações forçadas e ainda as discussões imaturas, nas quais não nos preocupamos em medir as consequências. Posteriormente, damo-nos conta das problemáticas que assolam, actualmente, as nossas sociedades, como as relações condenadas ao fracasso ou, até mesmo, o próprio divórcio. Essas mesmas situações podem levar um indivíduo a situações extremas, como se verifica quando Alvy se vê forçado a fazer coisas que não gosta apenas para tentar reconquistar o grande amor da sua vida.


Alvy termina o filme reflectindo sobre como o amor e os relacionamentos são algo que exigem muito de todos nós, apesar da sua natureza, muitas vezes dolorosa e complexa. 

Aqui também disponibilizamos sempre o site da IMDb, os mais curiosos podem consultar e ver as diversas estatuetas arrecadadas pelo filme:  http://www.imdb.com/title/tt0075686/

Sem comentários: