terça-feira, 31 de maio de 2011

Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez

Iremos hoje propor a leitura de um artigo denominado “Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez”, elaborado por investigadores da Universidade de Aveiro, cujo resumo/ opinião apresentamos em seguida, bem como o link para o texto integral: http://www.unicid.br/old/revista_educacao/pdf/volume_2_1/14-Rev_v2,n1_Monteiro,Tavares,Pereira.pdf

 O artigo afirma que através dos trabalhos de Erikson,  Levinson e keniston, Jeffrey  Arnett propôs a teoria da adultez emergente, que tem sido enquadrada no período desenvolvimental situado entre os 18 e os 25 anos.  Este período é marcado pela exploração da identidade (vida profissional e afectiva), pela instabilidade, pelo autofocus (poucos compromissos e maior focalização na sua própria vida), pela vivência do sentimento “in-between”(já terá ou não atingido a idade adulta?) e pelas possibilidades (projecção da vida futura) .

Erickson não descreveu especificamente esta fase mas reconheceu a existência de um período entre a adolescência e a jovem adultez durante o qual há uma espécie de adiamento de responsabilidades.

Levinson considerou a faixa etária dos 17 aos 33 anos como uma fase em que a tarefa principal seria a entrada na vida adulta. Já Keniston definiu a juventude como uma fase de experimentação de papéis.

Devido ao casamento cada vez mais tardio nas sociedades desenvolvidas, destaca-se cada vez mais este período da adultez emergente. Esta fase é também caracterizada pela variabilidade demográfica existente.

É colocada a questão se um estudante do ensino superior será um adulto emergente. Salientamos que diferentes contextos poderão estar relacionados com diferenças em aspectos desenvolvimentais e que a frequência no ensino superior adiará determinados compromissos mas também tem sido associada ao desenvolvimento moral e cognitivo.

Decidimos propor a leitura deste artigo pois mostra-nos uma reflexão bastante importante e concisa acerca desta etapa do desenvolvimento humano, etapa que se caracteriza por tomada de decisões com forte carga e que implicarão a determinação do futuro de cada um. Pode também ocorrer nesta fase a saída de casa para estudar noutra cidade, o que levará a novas experiências e desafios e deste modo contribuirá para a formação e desenvolvimento do jovem adulto.

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