sexta-feira, 27 de maio de 2011

Time for Popcorn #13

Esta semana trazemos uma comédia romântica até si: Post Grad, de 2009, do realizador Vicky Jenson.
Ryden Malby planeou a sua vida académica desde que estava no secundário. Tendo acabado a formatura em Inglês, o seu objectivo é conseguir um emprego como assistente de edição na editora Happerman & Browning, em Los Angeles. No entanto, Jessica, uma colega sua muito arrogante, obtém a posição que Ryden almeja e esta é forçada a voltar para casa dos seus pais: Walter (o pai) um optimista que consegue fazer tudo sozinho, a sua mãe Carmella, que administra os escassos recursos da sua família, a sua excêntrica avó e o seu estranho irmão. Ryden e Adam, o seu melhor amigo, procuram, sem sucesso, um emprego para ela antes que se perca toda a esperança de concretizar o sonho tão ambicionado. Mas será que os sentimentos para com Adam poderão interferir nos seus sonhos?

Pareceu-nos adequado abordar este tema no sentido em que mais um ano lectivo chega ao fim e com ele muitos jovens se preparam para iniciar a sua carreira profissional.

Iniciarmo-nos num mundo novo como o do trabalho, parece um desafio excitante e ao mesmo tempo aterrorizante. Por vezes, lidar com a procura de emprego, com a desilusão de não atingirmos o emprego de sonho que sempre pretendemos ou com a necessidade de termos de trabalhar em algo tão distante daquilo em que nos formámos fazem-nos sentir muitas vezes perder o sentido do esforço e da auto-realização. 

De facto não podemos excluir esta fase da vida, quando falamos da adultez. Voarmos sozinhos é o primeiro passo da nossa independência, quer pessoal quer financeira e isso poderá criar uma expectativa misturada com medo ou estranheza. Será que consigo? Será que estou a fazer bem? São questões que passam pela cabeça de todos nós numa altura como esta. É um dos passos mais marcantes mas também um dos que nos definirá enquanto ser adulto. Sermos bons profissionais ou não, traz consequências indirectas a outros aspectos da nossa vida: em casa, com os amigos, com a imagem que temos de nós (auto-estima) e na própria imagem construída socialmente.

 Não páramos de nos definir na adolescência. Testamos o que aprendemos, mas este também é um período de continuação dessa aprendizagem social e moral.

Se acha que é curioso ao ponto de decorar o elenco ou apenas quiser ver o trailer, aqui fica o site da IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1142433/

Sem comentários: